Quem pretende estudar nos EUA deve comprovar para a instituição de ensino e para o governo americano que tem condições de se manter no país. A apresentação de extratos bancários é uma das principais solicitações no momento de tirar o visto americano de estudante. Além disso, documentos como carteira de trabalho, contracheques e declarações recentes de imposto de renda são fundamentais.
A taxa para vistos F-1 e M-1 é de US$ 200 e para vistos J-1, US$ 180.
Sim. O visto F-1 é necessário para quem quer fazer ensino fundamental, ensino médio, cursos universitários e de treinamento em inglês; já o M-1 é destinado a estudantes de instituições não-acadêmicas. Os participantes de intercâmbio que querem estudar e trabalhar nos EUA precisam tirar o visto J-1.
Sim. É importante que a Imigração tenha a certeza de que você pretende voltar ao Brasil depois de estudar nos EUA. Para comprovar essa intenção, apresente documentos como passagem aérea de retorno, carteira de trabalho, registro de imóvel em seu nome, matrícula em algum curso em andamento – e que tenha sido trancado – no Brasil.
O formulário I-901 é outro documento importante para o seu processo de candidatura a um visto de estudante nos EUA. Com o seu formulário I-20, você pode pagar a taxa do SEVIS I-901 e agendar a visita ao consulado americano. O comprovante de pagamento dessa taxa também é necessário para a concessão do visto de estudante. Instruções para completar o formulário SEVIS I-901 para taxa e assinaturas associadas serão fornecidas pela instituição de ensino americana.
Este é o principal documento para você conseguir um visto de estudante nos Estados Unidos. O I-20 é um formulário de imigração usado por instituições de ensino para mostrar que o candidato a uma vaga em escolas e universidades americanas tem condições de obter o visto de estudante F-1. Quando uma instituição de ensino aceita a sua matrícula e emite o I-20 torna-se responsável por manter seu status de estudante. A escola ou universidade precisa informar ao governo dos EUA se você está cumprindo suas obrigações como aluno.
Se você quer estudar nos EUA, mas não tem como comprovar renda, precisará de uma carta de suporte financeiro. O documento, também chamado de declaração de suporte financeiro, comprova que alguém será o responsável pelos custos necessários para sua viagem e período de intercâmbio.
Sim. Se o estudante não comparecer às aulas ou se envolver em problemas, a instituição de ensino pode cancelar o I-20. Se isso acontecer, ele perde o visto de estudante e deverá sair dos Estados Unidos para não ficar ilegalmente no país.
Assim como no caso do visto de turista, a entrevista no consulado costuma ser rápida. Mas, você terá de responder a algumas questões específicas: os motivos que o levaram a escolher estudar nos Estados Unidos, por que optou por determinado curso ou universidade, o objetivo do intercâmbio e o que pretende fazer depois que terminar os estudos.
Para tirar o visto americano de estudante, após ser admitido em uma instituição de ensino ou como participante de um programa de intercâmbio, você deve cumprir os seguintes requisitos:
Você sabia que cerca de 90% dos estudantes do Ensino Fundamental ao Médio (Elementary, Middle…
Deixe sua pergunta, comentário ou observação para beneficiarmos mais pessoas.