Como conseguir cidadania americana e quem tem direito a se naturalizar

Tornar-se um cidadão dos EUA é um processo que requer bastante atenção e detalhes cuidadosos. Mesmo pequenos erros podem fazer com que seu processo de naturalização seja dramaticamente atrasado, ou mesmo negado.

O Green Card faz com que o imigrante se torne um residente permanente, trabalhe e estude, mas não confere todos os direitos de um americano. Já a cidadania americana oferece não só a residência permanente, como todos os direitos de um cidadão americano, sem necessidade de renovação.

Com uma cidadania americana você poderá votar, estudar nas universidades com taxas mais baratas, contratar seguro saúde do governo, entrar e sair dos Estados Unidos quando quiser, pelo tempo que quiser, sem precisar notificar autoridades e sem perder o direito de residência, solicitar residência para seus pais de forma mais rápida, desde que comprove que pode sustentá-los e até mesmo passar a cidadania automaticamente para seus filhos não nascidos nos Estados Unidos.

Neste artigo, continuaremos nossa análise do processo de naturalização e como se tornar um cidadão americano. Iremos aprofundar as etapas reais envolvidas e o que elas implicam.

O que é a naturalização?

Naturalização é o processo pelo qual aquele que não é cidadão de um país pode adquirir a cidadania. As regras e processos de naturalização variam de país para país. Nos Estados Unidos, o processo de naturalização passou por muitas atualizações e variações ao longo dos anos e está em constante evolução com o tempo.

Simplificando, o processo de naturalização é como se tornar um cidadão americano.

Antes de você aplicar

Certifique-se de que você ainda não é um cidadão

Aparentemente, este é um erro bastante comum. De maneira simples, podemos dizer que se você não nasceu cidadão dos EUA e não recebeu a cidadania por meio de seus pais, então você ainda não é um cidadão dos EUA.

Determine sua elegibilidade para se tornar um cidadão americano.

Na maioria dos casos, para se qualificar para a naturalização, você deve ter pelo menos 18 anos e ter status de residente permanente nos Estados Unidos por vários anos. Cinco anos para a maioria dos casos e três anos para os casados com um cidadão americano.

Tempo médio para se tornar cidadão americano, dificuldade e custos

Frequentemente nos perguntam “Quanto tempo leva para se tornar um cidadão americano?”

Bem, para simplificar, podemos dizer que o tempo dependerá da pessoa envolvida. O processo leva entre seis meses a um ano, dependendo de quanto tempo a papelada leva para ser coletada e se algum erro foi cometido. Com isso podemos dizer que o tempo médio para se tornar um cidadão dos EUA é de cerca de oito meses.

A mesma lógica se aplica àqueles que se perguntam como é difícil se tornar um cidadão americano. A dificuldade de obter a cidadania depende completamente da pessoa que solicita e de como esse processo de solicitação foi conduzido. A realidade de como é difícil se tornar um cidadão dos EUA depende muito de ter acesso a informações e ajuda de qualidade.

Uma última observação é a pergunta comum de “Quanto custa para se tornar um cidadão dos EUA?” 

Geralmente, você deve esperar pagar $ 85 pelos serviços de biometria e $ 640 pelas outras taxas de processamento. Portanto, $ 725 deve ser a resposta básica para quanto custa se tornar um cidadão dos EUA. É claro que a necessidade de tradutores, solicitações de documentos e outros itens necessários farão com que o processo para se tornar um cidadão americano custe um pouco mais do que isso.

Os 5 passos para se tornar um cidadão americano

Aprender a se tornar um cidadão dos Estados Unidos leva algum tempo e é um processo que está sendo continuamente aprimorado e atualizado. Vale lembrar que os detalhes exatos do que você precisa para se tornar um cidadão dos EUA estão sujeitos a alterações.

1. Preencha e prepare seu pacote N-400

Depois de garantir que atendeu aos requisitos básicos, você precisará preencher um formulário N-400 para iniciar o processo de inscrição. Com ele você precisará apresentar:

  • Uma cópia (frente e verso) do seu Cartão de Residente Permanente (Green card).
  • Comprovante de estado civil, se aplicável: Você precisará de uma cópia traduzida de quaisquer documentos aplicáveis, como certidão de casamento, certidão de óbito ou certidão de divórcio.
  • Você precisará tirar 2 fotos “estilo passaporte” se estiver morando fora dos EUA. Seu nome e número devem ser escritos a lápis no verso de cada foto.
  • Dependendo de sua inscrição, pode ser solicitado incluir prova de serviço militar, prova de deficiência (Formulário N-648) ou um pedido de isenção de taxa.
  • Pagamento da taxa de inscrição (cerca de US$ 725).

    Importante certificar-se de ter tudo na lista de verificação do documento N-400 e de ter cópias de tudo o que enviar. Você será questionado sobre esta papelada durante sua entrevista

2. Envie o Formulário N-400

Assim que tiver todas as taxas, fotos e documentos necessários prontos, você os enviará ao USCIS. 

Depois de enviar os documentos e taxas, você deve obter um recibo de sua inscrição com o qual poderá verificar o status do seu pacote de inscrição.

3. Marcação de biometria

Depois que seu pacote estiver em processamento, você receberá um aviso de agendamento para comparecer a um Centro de Suporte de Aplicativos para obter sua biometria digitalizada, bem como assinatura e foto processadas. 

O FBI usará essas informações para realizar uma verificação de antecedentes. A verificação de antecedentes deve ser concluída antes que você possa receber o aviso de agendamento para a entrevista de inscrição do USCIS.

4. Vá para sua entrevista no USCIS

Depois que a verificação de antecedentes for concluída, você será agendado para uma entrevista em um escritório do USCIS próximo. 

Você deve trazer seu aviso de nomeação junto com você para a reunião. Se você acha que não pode fazer sua entrevista na data ou hora exigida, certifique-se de escrever imediatamente ou entrar em contato com o escritório mais próximo e reagendar sua consulta. Às vezes, o reagendamento pode aumentar o processo de inscrição em meses.

5. Obtenha uma decisão sobre sua inscrição N-400

Você receberá agora uma decisão sobre sua inscrição. Se o seu pedido for concedido, você será considerado elegível para a naturalização. 

Se você for negado, então você foi considerado inelegível e receberá um aviso explicando o motivo da rejeição do seu N-400. É possível ter uma audiência para apelar da decisão se você acredita que um erro foi cometido.

Fazendo o juramento de fidelidade aos Estados Unidos

Depois de fazer o juramento, você se torna oficialmente um cidadão dos EUA. Você terá que abrir mão de seu cartão de residente permanente e receber seu certificado de naturalização.

Tornar-se um cidadão dos EUA vem com uma série de direitos e responsabilidades. Certifique-se de entender o que significa ser cidadão, o que se espera de você e a que você tem direito.

Quer saber mais sobre como imigrar certo para os EUA? Converse com nosso time de especialistas que poderá te guiar e auxiliar em todo esse processo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Categorias

Pesquisa

Outras Postagens

Como Trabalhar e Morar Legalmente nos Estados Unidos

Muitos brasileiros sonham em morar nos Estados Unidos, e não é à toa que existem mais cidadãos do Brasil lá…

Planejando mudar-se para os Estados Unidos

Mudar-se para os Estados Unidos pode ser uma grande mudança de vida e uma decisão importante que requer planejamento e…

5 fatos sobre as Escolas Públicas dos EUA que você deve saber

Você sabia que cerca de 90% dos estudantes do Ensino Fundamental ao Médio (Elementary, Middle e High School) estudam em…

Assuntos

Comentários

Gostou? Deixe seu comentário...