Normalmente, os vistos para os Estados Unidos são entregues no prazo de dez dias úteis. Mas, alguns pedidos exigem um tempo mais longo de avaliação. Para checar o status da sua solicitação acesse a página de vistos do Departamento de Estado americano, em inglês. Para evitar prejuízos, só conclua a programação de sua viagem quando estiver com o visto em mãos.
Antes de começar a preencher o formulário DS-160, primeiro passo para solicitar o visto americano, tenha em mãos passaporte, informação sobre vistos anteriores para os Estados Unidos, se houver, e qualquer outro documento ou informação importante para a viagem que pretende fazer. Esses dados serão necessários para o preenchimento do formulário. Assim como seu endereço no Brasil e do lugar onde planeja ficar nos EUA, entre outros dados.
Um novo visto americano pode ser solicitado a qualquer momento. No entanto, você terá de apresentar novo formulário e pagar novamente a taxa de solicitação. Uma dica: se for possível, aguarde até que possa comprovar seus fortes vínculos com o Brasil (profissionais, familiares, financeiros etc), afinal, estes aspectos serão analisados outra vez na próxima entrevista.
Além da taxa de solicitação, nenhuma outra é cobrada para tirar o visto americano de turista. Mas, existem taxas adicionais para outras categorias de vistos, que devem ser pagas imediatamente após o término da entrevista de visto, caso o mesmo seja aprovado. Neste caso, o pagamento será feito no caixa da Seção Consular, em dólares ou reais, e também com cartão de crédito internacional.
Após preencher o formulário online DS-160 para obter o visto americano de turista, retorne ao site e compete as seguintes etapas:
Atenção! O calendário para agendar a entrevista, última etapa da solicitação do visto, só ficará disponível no site após a liberação do pagamento da taxa MRV.
O visto de entrada nos Estados Unidos é necessário para todo cidadão brasileiro, inclusive crianças, mesmo que esteja simplesmente em trânsito em um aeroporto americano. Mas, se você tem dupla nacionalidade e passaporte de um dos países participantes do Programa de Isenção de Visto, é possível que não precise do visto em viagens a turismo, negócios ou trânsito. Isso só vale se o seu passaporte preencher os requisitos exigidos pelo governo americano.
Este formulário é o primeiro passo para você solicitar o visto americano, a autorização de entrada nos Estados Unidos também chamada de Visa. O documento só pode ser preenchido em inglês, com todas as informações corretas. Mas, no site, colocando o cursor em cima da pergunta, ela aparece em português.
Você precisará, antes de qualquer coisa, saber o tipo de visto necessário para a viagem que está planejando. O visto de turista para os Estados Unidos comum é o B-2. Para identificar outros tipos, consulte aqui. Sabendo qual visto é o adequado para você, preencha o formulário DS-160.
Na data agendada para a entrevista do visto americano, você deve levar os seus documentos pessoais e aqueles que provem suas condições financeiras para fazer a viagem e voltar (carteira de trabalho, comprovantes de renda, contracheques, extratos bancários, cópias de declarações de Imposto de renda etc). É importante também ter comprovações de que você tem vínculos com o Brasil e que por isso, tem motivos para retornar. Mesmo que não sejam solicitados, podem ser levados documentos como certidões de casamento e de nascimento de filhos, comprovantes de matrículas em cursos, escrituras de imóveis ou uma certificação recente de CNPJ, caso você mantenha um negócio.
O documento está disponível neste site, onde você encontra as informações oficiais sobre como obter o visto de entrada nos Estados Unidos.
Escolha o local onde fará sua entrevista. Além da embaixada em Brasília, os vistos americanos são emitidos pelos consulados dos Estados Unidos no Brasil, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Em seguida, clique em “Start An Application”, para iniciar sua candidatura ao visto. Anote o número do seu formulário e a resposta à pergunta de segurança.
A chamada taxa MRV custa US$ 160 para o visto de turista para os Estados Unidos. Ela pode ser paga com cartão de crédito ou boleto bancário – neste caso, o consulado pode demorar até três dias para confirmar o recebimento. Fique atento! A taxa pode ser utilizada para completar apenas um requerimento. Se o visto for negado, você terá de pagar uma nova taxa para fazer outra solicitação.
Durante a entrevista, que dura apenas alguns minutos, serão feitas, basicamente, as mesmas perguntas que você respondeu no formulário DS-160 (motivo da viagem, local onde ficará e por quanto tempo, seu estado civil, sua atividade profissional, sua renda mensal etc). Então, para aumentar suas chances de obter o visto americano, fique atento às informações preenchidas no documento online. Respostas divergentes podem impedir a autorização para sua entrada nos Estados Unidos.
Você precisa ficar muito atento ao preenchimento desse formulário que é o principal para tirar o visto americano. Até um erro de digitação pode fazer com que a entrevista seja remarcada. É importante também salvar cada etapa do documento. Assim, você poderá ir preenchendo o formulário aos poucos e revisar as informações. O envio é feito eletronicamente.
A mudança para os EUA é um dos passos mais importantes para quem está imigrando.…
Premium Processing é um serviço opcional oferecido pelo Departamento de Imigração dos Estados Unidos (USCIS)…
Tornar-se um cidadão dos EUA é um processo que requer bastante atenção e detalhes cuidadosos.…
Deixe sua pergunta, comentário ou observação para beneficiarmos mais pessoas.