Muitos brasileiros sonham em morar nos Estados Unidos, e não é à toa que existem mais cidadãos do Brasil lá do que em toda Europa. No entanto, para tornar esse sonho realidade, é fundamental compreender o processo de obtenção do vista e as opções disponíveis para trabalhar e viver legalmente no País.
Este artigo apresentará algumas formas cruciais para quem deseja se mudar para as terras do Tio Sam com objetivo de morar e trabalhar.
Os brasileiros preferem os Estados Unidos?
É fundamental compreender as razões pelas quais muitas pessoas almejam trabalhar e viver nos EUA. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 40% dos migrantes brasileiros residem nos EUA, o que é um número expressivo.
No livro “Goodbye, Brazil”, publicado em 2013 pela editora Contexto, a antropóloga norte-americana Maxine Margolis aborda de forma interessante os motivos que levaram muitos brasileiros Imigrarem para os EUA, especialmente para o sul da Flórida. As motivações para viver nos EUA são diversas e podem incluir insatisfação com o Brasil, ofertas de trabalho, oportunidades de estudo no exterior ou o desejo de experimentar uma cultura diferente, como destaca Maxine em seu livro.
Muitas vezes, a ideia é nutrida desde a adolescência, quando os jovens se encantam com o estilo de vida norte-americano, atraídos pelo famoso American Dream. Com o tempo, o desejo de morar nos Estados Unidos amadurece e passa a guiar as decisões de vida de muitas pessoas em nosso país.
Quer saber como morar e trabalhar nos Estados Unidos sem problemas?
A primeira coisa é conseguir um visto legal ou uma residência permanente, conhecida como Green Card. Mas fique tranquilo, existem vários tipos de visto disponíveis, e vamos falar sobre três deles agora:
Visto H-2B
Visto H-3
Visto H-1B
Cada visto tem suas próprias regras e situações em que pode ser solicitado. Então, vamos conferir tudo isso nos próximos tópicos.
Visto H-2B
Esse visto é perfeito para quem quer fazer trabalhos temporários ou sazonais em áreas onde faltam trabalhadores americanos e residentes legais.
Mas para conseguir esse visto, você precisa ser contratado por uma empresa americana para um serviço temporário. O contrato pode durar de 5 a 10 meses e pode ser renovado por até 3 anos! Mas atenção: a empresa contratante precisa fazer algumas etapas burocráticas, como pedir uma certificação do trabalho junto ao Departamento de Trabalho com pelo menos 60 dias de antecedência ao início da atividade.
E mesmo que esse visto não seja permanente, você ainda pode mudar para outro tipo de visto antes do prazo expirar. Bacana, né?
Visto H-3
O visto H-3 é voltado para pessoas que querem ir para os Estados Unidos para realizar treinamentos ou aprender novas habilidades.
Esse visto é geralmente solicitado por empresas que querem treinar seus funcionários ou por indivíduos que desejam aprender habilidades específicas para levar de volta ao seu país de origem. É importante destacar que o visto H-3 não permite que o indivíduo trabalhe em um emprego regular nos Estados Unidos, apenas para fins de treinamento.
O visto H-3 pode ser concedido por até 2 anos, e é necessário que a empresa ou organização que está fornecendo o treinamento demonstre que a formação oferecida não é disponível no país de origem do solicitante. Então, se você está buscando adquirir novas habilidades e treinamentos nos Estados Unidos, o visto H-3 pode ser uma opção viável para você.
Visto H-1B
O visto H-1B é um dos tipos de visto mais populares para trabalhar nos Estados Unidos, e é destinado a profissionais estrangeiros que possuem habilidades altamente especializadas em áreas como tecnologia, engenharia, finanças, ciência e medicina.
Para obter o visto H-1B, é necessário que uma empresa norte-americana patrocine o candidato para trabalhar em uma posição especializada, oferecendo salário equivalente ao pago para um trabalhador americano com habilidades semelhantes. Além disso, o candidato deve possuir um diploma universitário ou uma formação equivalente que o qualifique para a posição especializada.
O processo de solicitação do visto H-1B envolve algumas etapas. A empresa que patrocina o candidato deve primeiro solicitar uma certificação de trabalho junto ao Departamento de Trabalho, comprovando que a posição especializada não pode ser preenchida por um trabalhador americano. Em seguida, a empresa deve apresentar uma petição ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), que irá avaliar se o candidato é elegível para o visto H-1B.
É importante destacar que o visto H-1B tem um limite anual, conhecido como “cota”, que é estabelecido pelo governo dos Estados Unidos. Por isso, é necessário que a empresa patrocinadora solicite o visto com antecedência, para aumentar as chances de ser selecionado.
Uma vez obtido o visto H-1B, o candidato pode trabalhar nos Estados Unidos por um período de até 3 anos, podendo ser renovado por mais 3 anos. Além disso, o candidato pode solicitar o Green Card e obter a residência permanente nos Estados Unidos, após cumprir determinados requisitos.
Informações adicionais
Todos os três vistos americanos pedem que o empregador submeta uma petição de trabalho (Form I-129) e que ela seja aprovada pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
Cada visto possui uma especificidade, sendo importante seguir todos os pontos à risca a fim de ter certeza da total aceitação do pedido. Além disso, você deve saber falar inglês para conseguir qualquer um desses vistos.
Portanto, é importante fazer uma análise tanto de sua situação, quanto de seu interesse em viver em solo norte-americano. Dessa maneira, é possível conseguir encontrar o visto ideal para a sua realidade, que contemple todos os seus interesses – desde a permissão de trabalhar, estudar, até mesmo sair do país e voltar quando necessário.
Você tem interesse em trabalhar e morar nos Estados Unidos?
Se sim, não deixe de dar uma olhada em nosso blog! Estamos sempre publicando conteúdo sobre como imigrar para os Estados Unidos, sobre os processos de busca de vistos e muito mais.